terça-feira, 11 de outubro de 2011

moda infantil, estampas, lojas de departamento e etc...

Tá rolando um babyboom na minha família e, como boa prima que sou, me aventurei no shopping para comprar algum mimo pros bebês que estão chegando... Mas, entre uma loja de departamento e outra, acabei me frustrando e fazendo uma constatação: a moda infantil é muito limitada (pros menininhos principalmente) e cara. Vamos pensar sobre?
Já repararam que as lojas de departamento que tanto amamos estão sempre recheadas de peças com estampas de todos os tipos? Listras, animal print, poás, até aquelas camisetinhas ilustradas... E por outro lado, você entra em lojas um tantinho mais requintadas (a Siberian e a Toli aqui em Natal, por exemplo) e o que se vê são roupas em tons neutros ou cores bonitas, com poucas ou ao menos inovadoras estampas. Por que será? Bem, já li um pouco sobre o assunto e observei um bocado, vou dividir aqui com vocês: as estampas, meninas, podem agregar um valor até então inexistente em uma peça de roupa. Porque vejam bem, você pode estar com o guarda roupa lotado de vestidinhos tomara que caia, mas talvez não tenha um vestidinho tomara que caia com aquela estampa que você viu na C&A e então, automaticamente, o já batidinho modelo tomara que caia ganha um status de novidade ao menos para o seu olhar e para o seu guarda-roupa. De peça repetida ele foi promovido a peça desejável, sabem como?


Voltando ao papo de moda infantil... Minha idéia era - e ainda é - dar bodys personalizados pros bebêzicos e, por isso, eu precisava que eles fossem básicos, neutros, sem estampas, mas não encontrei. Riachuelo, Marisa, Renner, C&A... nenhuma delas foi capaz de me oferecer um peça infantil básica. Todas as roupinhas infantis desde os tamanhos RN até os 10-11 anos vinham cheio de estampas e informações referente a algum personagem de desenho animado. Mesmo princípio das estampas de roupas femininas? Sim. Mas com um agravante: na C&A as meninas usam roupinhas da Barbie, na Riachuelo os meninos usam Ben 10 (os menorzinhos ficam com os Backyardigans), na Marisa do Super Man. Percebem? As grandes lojas fazem parceria com os estúdios e vendem peças "exclusivas" de determinado personagem com o intuito claro e simples de atrair a criançada para o consumo de moda ao relaciona-la com seus personagem queridos (alô, todo mundo sabe que criança prefere brinquedo).

Deste modo, mamães com um mínimo de bom gosto se encontram em uma verdadeira enrascada, porque o precisam lutar não apenas contra a má qualidade das roupinhas infantis, seus preços absurdos e o acelerado crescimento dos pimpolhos (roupas de criança duram menos que uma estação) mas também contra o gosto dos filhos que é incentivado pelas grandes lojas.
Difícil, não? Eu não tenho filhos e já sofro atrás de roupinhas infantis. Mas a missão ainda não acabou, se achar alguma loja com preços justos e pecinhas bacanas eu indico por aqui.


E vocês, o que acham dessa minha análise? Concordam ou viajei?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...