quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sobre capas de revista

Esses dias fui questionada sobre a coluna "Nas bancas"
Me perguntaram por que eu saio colocando capas de revista por aqui. Fiquei com muita preguiça de responder a pergunta por que foi feita pelo meu irmão, porque pra mim é algo que faz muito sentindo, mas pelo visto não é nada óbvio, então... Vim explicar pra vocês a importância das capas de revista (sobretudo as femininas/de moda).
Pois bem, sabemos que nossa necessidade de consumo está muito mais ligada aos estímulos externos (televisão, revistas, têndencias) do que a real falta de algo em nossas vidas (no guarda-roupas, no caso).
E nesse contexto, as revistas atuam como uma ferramenta importante tanto para indústria de moda/cosméticos quanto das consumidoras, pois expõem tendências que iremos desejar e comprar.
Posso mais do que você imagina, rs
Revistas de moda são importantes demais para serem substituídas por sites e blogs de moda, de modo que existe um investimento pesado de grana, estudo e trabalho para que a mensalmente cheguem as bancas o melhor que cada publicação pode nos oferecer.
Por trás de uma capa de revista existe muita informação que as vezes não percebemos de cara, mas que nos atingue com toda certeza, direta ou indiretamente.
A capa de um revista de moda tem a função de chamar a atenção do consumidor para que ele decida por comprá-la. Capa de revista funciona como uma vitrine de alcance mundial. Manchetes, modelos, roupas, cabelos e maquiagens não estão ali por acaso. A primeira informação sobre o que a revista traz é dada ali na capa, e invariavelmente ela antecipará tendências de roupa, maquiagem e cabelos. Trará também uma modelo (entenda por modelo qualquer figura que apareça na capa: pode ser atriz, apresentadora, cantora...) que tenha expressão no momento (por isso sempre vemos a mocinha da novela das 9 em capaz nacionais) e que se relacione com o conteúdo da revista, com as tendências que ela pretende lançar/divulgar.


Ás vezes uma capa sozinha não diz muita coisa, mas muitas capas juntas podem fazer um estrago...
Três capas diferentes de três publicações diferentes, um mesmo vestido! A coleção de verão 2011 da Prada caiu no gosto das revistas do mundo todo. Resultado? Sucesso! (aposto que você viu alguma peça com essa estampa nas lojas de departamento brasileiras...)
E o que falar das capas polêmicas? Demi Moore causou ao posar para a Vanity Fair de barrigão e como veio ao mundo, mas deu início a uma tendência e hoje famosas ou anônimas, muita grávida tem uma foto pelada segurando a pança!


Vogue foi a primeira revista de moda do mundo e é considerada a melhor até hoje e seu sucesso não é a tóa: separei aqui quatro capas com linguagens completamente diferentes, com objetivos diferentes para ilustrar tudo o que falei anteriormente: A primeira capa, de agosto de 1981, traz um close de Lady Di  na ocasião de seu casamento com princípe Charles (sim, capa histórica!), a segunda reúne as top models da década de 90 em uma só capa o que poderia ser épico, mas flerta com o despretensioso pois as modelos estão bem básicas e naturais, na terceira temos Cindy Crawford, uma das tops dos anos 90, em uma capa glamourosa e bem trabalhada, por fim, Drew Barrymore linda, numa capa artística, conceitual e elegante.

Um comentário:

  1. Realmente, não precisava explicar, mas adorei que você tenha feito isso! O post ficou maravilhoso. Beijo!

    www.roadtripdanina.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...