quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Mais macho que muito homem!

Meninas, sei que esse espacinho é pra tricotar sobre futilidades, mas não resisti a vir aqui (um espaço tão feminino) pra falar de nós, mulheres.
O mote que eu tenho pra falar disso é A Fazenda e sei que parece superficial. E é, na verdade tudo pode ser superficial. Depende da abordagem, sempre. 
Mas então... a final d´A Fazenda rolou ontem, como vocês devem saber e sagrou campeã Joana Machado, mulher linda, gostosa até dizer chega e muito forte. Tachada de barraqueira, de maria chuteira, enfrentou homens (e mulheres) machistas, o moralismo do público mais conservador chegou a final do programa e ganhou 2 milhões de reais. O twitter gritou #ChupaAdriano!*
Não sei... mas isso me chamou a atenção demais.
Ao invés de gritarem algo como "#JoanaCampeã" ou "#ParabénsJoana", o que a timeline preferiu colocar nos TT´s foi um homem, na minha opinião, deixando ainda mais clara a vitória por trás de Joana (das mulheres, contra o machismo).
Aliás, o processo todo não me pareceu por acaso, sabe? Se vocês se lembram, no começo do ano Maria (uma menina igualmente bonita e gostosa) levou o BBB, da Globo. Agora a final do reality da Record veio com 4 mulheres finalistas, pela primeira vez na história dos realitys no Brasil.
E isso pra mim significa alguma coisa. Significa que essa imagem, esse (in)consciente coletivo machista está dando lugar ao respeito pelas mulheres e, olha só que bacana... estão dando a oportunidade para a gente se mostrar além da aparência.
Não que isso tenha sido nos dado de mão beijada. A própria vitória da Joana, pra nos servir de exemplo, só foi possível porque ela não se esquivou da briga e colocou muito dedo na cara de machão que quis diminuí-la a "ex namorada de jogador de futebol" coisa que ela é, aliás, mas não a desmerece, não a reduz. Portanto, é disso que falo: precisamos batalhar e nos posicionar diariamente pra que sejamos respeitadas. 
Por isso o post, por isso falar sobre... Pra que a tecla seja sempre batida, nunca esquecida. Para que as coisas se estabeleçam. É tudo muito novo, perguntem as suas mães, reparem na televisão, leiam sobre o assunto.
E é importante pra nós, todas nós. Nos atinge diretamente.
Quem nunca sentiu que precisava provar pros outros que é mais que um rostinho maquiado, mais que uma blogueira fútil, mais que um prótotipo de Barbie?
Esses dias eu li um post auto afirmativo desse teor no ótimo SmallFashionDiary, da Carol. 
Sabem como?
É isso.
Fiquei feliz. 
Só queria registrar.


*Eu sei que outro fator (a derrota do corinthians pro Botafogo♥) influenciou na hashtag, mas ainda assim, mantenho minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...