segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sobre retorno, SPFW, HCSS12 e o que realmente inspira...

É muita cara de pau tirar férias prolongadas e não avisar a ninguém? Pra começar eu gostaria de dizer que tive férias forçadas da internet após o natal pois mudei de endereço e fiquei sem internet durante duas longas semanas. O lado bom é que me desintoxiquei disso aqui e pude curtir minhas férias outdoor, para variar um pouco. Outra coisa legal é que finalmente estou na casa nova que de fato é toda novinha, uma delícia de casinha, toda projetada e vazia! Obviamente vou precisar decorá-la e pretendo postar o que houver de interessante nesse processo. Só eu ou mais alguém aqui também gosta de decoração?
Ademais, nesse período de hibernação bloguética eu perdi todo o burburinho das semanas de moda do Rio e de SP, né? Até dei uma olhada em algumas coisas pela internet e muito, muito mal, pela televisão... Posso falar? Não vi muita graça. Aliás, não só eu. Muita gente gabaritada vêm alardeando que o formato das semanas de modas está falido e eu concordo. Fora o deslumbre e esbanjamento das blogueiras estreladas o que chamou nossa atenção durante os eventos? Os desfiles? Também tenho os achado meio miados... Acho que o enfado pelo evento em si tem prejudicado os estilistas, as grifes, a imprensa especializada e quem realmente gosta da coisa. De modo que vocês vão me perdoar, mas enquanto vocês ficam contando migalha no SPFW, quem fez meu coração bater mais forte e meus olhinhos brilharem nos últimos dias foram os desfiles da temporada que rolaram em Paris. 
Me encanta ver como a Moda com M maiúsculo fala por si só: O Haute couture printemps-été 2012 mesmo sendo haute couture (muito mais tradicional, muito mais engessado, muito mais glamouroso e por isso infinitamente mais restrito) é sempre bem mais inspirado e livre do que qualquer semana modernosa e hypada que vemos por aí. 
Então vamos ao que eu vi de melhor:
Alexandre Vauthier, Stephane Rolland e Zuhair Murad!
- Alexandre Vauthier
Mostrando pra geral o que é minimalismo! Coleção clean and cool, flúida, inspirada, moderna, sexy e urbana. Achei tudo isso, posso? O trabalho com plumas é incrível, mas não sei se usaria. Se ele tivesse juntado as plumas e o preto com certeza, mas tons clarinhos não são comigo. De todo modo, fiquei encantada com o movimento das roupas... A sugestão de acessórios maciços me parece o contraponto perfeito pra evidenciar ainda mais essa fluidez.




Os pretos são incríveis, mas talvez seja só meu gosto pessoal:
(mais fotos do desfile em Style.com e Hiperfashion.org)

- Stephane Rolland
Dá pra resumir o desfile em "arcos na cintura" se você for bem chato. Como eu sou mais legal e empolgada, vou dizer que é de fato, um desfile pra cinturinhas finas mas também uma aula de corte e costura! Vestidos que se transforam sem nenhum corte aparente. Caudas, decotes, escamas, capas e fendas que simplesmente surgem... Parece uma pintura, fala sério!
"Oi, eu fui cortado a laser"

E para mostrar quem apenas de deusas gregas e vaporosas se vive, um monte de peça estruturada com beleza e sentido, nada de trabalhinho seboso que vemos por aí. Ai ai...
Pretinhos sim, mas chamar de básico é ofensa!

Pra variar, os pretos me deixaram louca, mas maluca mesmo vão achar no dia do meu casamento, quando me virem entrando assim: (hahahaha pronto, acordei)
I do! I do! I do! *-* 

Zuhair Murad
O mais esquisofrênico, né? Começa de um jeito e termina de outro completamente diferente. Particularmente, acho que é pouco criativo. Os desfiles sempre lembram o de alguém. Mas, longe de mim falar em plágio, por isso, independente de isso aqui parecer muito com o que Elie Saab costuma fazer e algumas peças deste desfile em particular estarem beeeem próximas do que a Gucci trouxe ano passado naquele desfile inspirado em art decó e tudo o mais, vou me deter a mostrar o q me pareceu desejável, inspirável e usável, ok? Julgamentos sobre honestidade ficam por conta de cada um.
Murad em Paris 2012 (em cima) e Gucci em 2011 (aqui em baixo):
Noivinhas, um apelo: sejam criativas! Tomara que caia já deu! Eu casaria com um desses daí de cima facilmente! 

Enfim, claro que houveram outros desfiles, mas Armani, Dior e Versace, por exemplo... não me empolgaram nada. Essa galera old scholl, (com exceção pra Givenchy que tava incrível) me cansa um pouco, mas falarei sobre seus desfiles mais tarde ou amanhã... quem sabe. Também gostei muito do desfile de Dilek Hanif e vou preparar um post sobre. Por enquanto a lição que fica é que mullets, dourados e saias transparentes serão os nossos desejos mais urgentes em breve. Estavam em quase todos os desfiles.
O que acharam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...